O futuro Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães será feito com a participação da comunidade vimaranense. O desafio para o envolvimento de todos, lançado no Laboratório da Paisagem, visa mobilizar os cidadãos na inventariação e monitorização da biodiversidade de Guimarães, com o objetivo de conhecer melhor a realidade do território em termos de fauna e flora.
Ao longo deste ano será feito uma análise e diagnóstico, ações de participação pública e de educação e sensibilização que darão origem a relatórios técnicos e posteriormente à elaboração do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães. Para os próximos meses estão já agendadas seis ações de identificação e monitorização em diversos locais do território concelhio.
Estão já agendadas seis saídas de campo, em diferentes locais do território, para explanação das metodologias a aplicar nos registos dos avistamentos nos diferentes grupos de espécies em análise.
As saídas de campo, que contarão com uma abordagem teórica e prática, estão agendadas para as seguintes datas:
05 fevereiro – Grupo das Aves
08h00 às 13h00
12 março – Acção de formação dieta alimentar da Coruja das torres
10h00-12:30 Componente teórica | 14h00-17h30 Componente prática
09 abril – Grupo dos Mamíferos
08h30 às 13h00
07 de maio – Grupos dos Répteis e Anfíbios
09h00 às 13h00
14 de maio – Grupo dos Quirópteros
17h00 às 22h00
11 de junho – Grupo dos Odonata e Lepidóptera
09h00 às 13h00
O ponto de encontro será sempre no Laboratório da Paisagem. Todos os participantes terão acesso a transporte para os locais das observações.
Em caso de impossibilidade de presença na data agendada, após inscrição, deverão notificar o Laboratório da Paisagem (geral@labpaisagem.pt) dessa desistência, a fim de excluirmos o(s) participante(s) do transporte.