No Dia Mundial da Água, que se comemora esta quarta-feira, 22 de março, e no âmbito do projeto “CApt2 – Circularidade da água, por todos e para todos”, o Laboratório da Paisagem organizou uma palestra que contou com a participação de alunos das quatro escolas secundárias de Guimarães envolvidas na iniciativa e de vários responsáveis.
Na sessão, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar algumas das conclusões, depois de terem realizado um diagnóstico ao nível da gestão da água no seu recinto escolar, com o apoio de técnicos do Laboratório da Paisagem. As ideias e propostas resultaram depois num Plano de Ação.
Presente na palestra, a vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, enalteceu o trabalho realizado por todos os alunos envolvidos, deixando a garantia que “todas as ideias e propostas serão analisadas e tidas em conta no Plano de Ação para a Circularidade da Água que Guimarães está a ultimar”. Armindo Costa e Silva, presidente do conselho de administração da Vimagua, Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem e Filipe Silva, vogal do conselho de administração da Águas do Norte, também destacaram a pertinência da participação dos jovens neste projeto, tendo igualmente respondido a várias questões lançadas ao longo da manhã.
A rede CApt2, uma das quatro redes no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares, é liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães e integra também os municípios de Águeda, Lagoa – Açores, Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor.