Arrancou esta quinta-feira, 18 de março, a sétima edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, coordenado pelo Laboratório da Paisagem, que abre espaço ao debate entre os estudantes do ensino básico, sempre com os Objetivos do do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, como pano de fundo.
Este ano participam alunos de seis agrupamentos escolares de Guimarães que, com o apoio dos professores, identificaram desafios ambientais, procurando agora apresentar soluções sustentadas. Cada um dos agrupamentos constituiu uma equipa com quatro estudantes dos vários ciclos de ensino. Na primeira sessão parlamentar cada grupo apresentou o seu projeto, tendo também tido que o defender perante as questões dos alunos dos restantes agrupamentos.
Na sessão de abertura a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, destacou a importância do Eco Parlamento como “um dos projetos fundamentais no caminho de Guimarães para a sustentabilidade”.
Seguiram-se as apresentações dos desafios e soluções ambientais dos agrupamentos, nomeadamente: Abação – “Recantos da biodiversidade”; Professor Abel Salazar – “Pensa Verde Antes de Comprar!”; Ferndo Távora – “Janelas Verdes”; Santos Simões – “Sinergias Escolares em Guimarães (e mais) – SEG +”; Vale de S. Torcato – “Inter(ger)ações; Virgínia Moura – “Devolver as cores à natureza”.
O júri externo, composto por representantes da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Universidade das Nações Unidas, Vimágua, Resniorte e Laboratório da Paisagem, que também avalia os projetos, deixou elogios ao trabalho já apresentado pelos alunos.
O Eco Parlamento tem contribuído para a implementação e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.
A sessão final da sétima sessão do Eco Parlamento está marcada para 27 de maio.