Atividade Pedagógica Qualidade da Água: A metodologia para execução desta atividade está dividida em três postos, o Auditório que tem como objectivo sensibilizar o público em geral para a importância da água, a importância da gestão dos recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável, as medidas a tomar para redução dos desperdícios de água, recorrendo à projeção de vídeos referentes ao ciclo urbano da água e proporcionando um espaço para esclarecimento de dúvidas em relação ao assunto em questão, o Terreno, zona onde será realizada a recolha de amostras e medição de caudal do determinado rio ou ribeira na região de Guimarães e, por último, o Laboratório de Hidráulica, zona onde será explicada os procedimentos e equipamentos a utilizar para a medição da qualidade de água.
Atividade Pedagógica Erosão do Solo: Proporcionar aos intervenientes a importância da relação entre a precipitação, a erosão do solo, a proteção dos cursos de água e a vegetação. Vários conceitos podem ser trabalhados tais como, a degradação do solo, deslizamentos de terra, assoreamento, o desmatamento e a proteção dos cursos de água. A atividade é composta por duas partes uma no Auditório, com uma apresentação em PowerPoint com o objetivo de expor o tema Erosão do Solo, tipos de erosão que existem, as causas que a provocam, agentes que intervêm no processo e principalmente sensibilização dos participantes sobre os prejuízos causados ao ser humano e as suas consequências, apelando à prática das boas “Práticas Agrícolas”, uma vez que os participantes frequentam uma formação modular “Hortas Biológicas”. A segunda parte será realizada na Receção, composta por uma atividade prática que visa proporcionar aos participantes constatar de uma forma simples, mas eficaz as diferenças provocadas pela erosão pluvial (hídrica) nos solos, tendo por base diferentes amostras de solos: Solo com cobertura vegetal, Solo com manta morta, Solo nu. Apelando à participação dos intervenientes e explicando todos os procedimentos para alcançar os objetivos da atividade.
Visita à Horta pedagógica (Parque de Hortas): A Horta Pedagógica de Guimarães foi pensada com a ideia de que o espaço de habitar deve partilhar do equilíbrio com a natureza, tornando esses dois lugares complementares, parte de um mesmo imaginário. A aproximação e confronto destes dois lugares com identidades próprias, posiciona-os perante um diálogo permanente com a natureza mais próxima da vida urbana, onde se transporta para a cidade a experiência do campo. A Horta Pedagógica (Parque de Hortas) de Guimarães é um espaço de domínio público onde se possibilita a melhoria da qualidade de vida das populações e o aumento da experiência prática e sensorial na ligação com a Natureza que se traduz na possibilidade de contacto entre a população e as espécies agrícolas que utilizamos na nossa alimentação, através do seu envolvimento em diversas atividades.