Notícia

City Nature Challenge resultou em 238 observações de fauna e flora

Já são conhecidos os resultados da participação de Guimarães assim como as restantes 68 cidades que participaram no City Nature Challenge 2018.

A procura de biodiversidade no concelho de Guimarães resultou em 238 observações de 112 diferentes espécies. As observações de fauna e flora foram já devidamente identificadas por especialistas e estão disponíveis na base de dados da biodiversidade de Guimarães, através da aplicação móvel “Biodiversity GO!”.

Ao nível da mobilização, Guimarães ficou à frente de cidades como Praga (República Checa), Curitiba e Rio Janeiro (Brasil), Roma (Itália) ou Buenos Aires (Argentina), sendo a única cidade portuguesa a participar nesta iniciativa e a segunda mais pequena entre as inscritas.

Ao longo de quatro dias os participantes observaram, fotografaram e submeteram na aplicação móvel 30 novas espécies, sendo que 26 são plantas, duas aves, o Pombo-das-rochas (Columba livia) e o Pombo-torcaz (Columba palumbus) e duas espécies de répteis a Lagartixa-do-Noroeste (Podarcis guadarramae) e o Sardão (Timon lepidus).

Entre as espécies mais observadas estão quatro aves, que já constavam da base de dados, e ainda muitas observações do Verdilhão (Carduelis chloris), do Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), da Rola-turca (Streptopelia decaocto) e do Melro-preto (Turdus merula), espécies residentes em Portugal e frequentes nas zonas verdes de Guimarães.

O City Nature Challenge em Guimarães envolveu mais de uma centena de participantes, tendo sido várias as atividades realizadas, num programa que juntou diversos parceiros locais.

Ao todo foram feitas 424.533 observações de 18.116 diferentes espécies, num desafio que juntou mais de 16.300 participantes. De entre os animais e plantas identificados, destacam-se 124 novas espécies, que ajudarão os investigadores a tomar decisões de conservação informadas, permitindo uma coexistência mais saudável e sustentável dos humanos com as plantas e animais nos respetivos territórios.

A participação de Guimarães City Nature Challenge teve a organização do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, ao qual se juntaram diversas outras organizações como a STOL – Science Through our Lives, Universidade do Minho, Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Banco Local de Voluntariado de Guimarães e Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas.