Notícia

Comunidade recebeu formação sobre anfíbios e répteis

No passado sábado, 7 de maio, realizou-se mais uma das ações de formação para a comunidade do Plano de Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães e desta feita a temática incidiu sobre anfíbios e répteis.

Muitas vezes alvo de repulsa, devido a algumas superstições ou crenças, esta ação de formação deu a conhecer a importância ecológica deste grupo. Hélia Gonçalves, da Universidade de Trás-os-Montes-e-Alto-Douro, abordou ainda vários aspetos da biologia dos anfíbios e répteis e desmistificou alguns dos mitos e dúvidas entre os participantes.

A segunda parte da ação de formação decorreu na Praia Fluvial de Airão Santa Maria, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer estes animais que têm tanto de incríveis, como misteriosos. Os participantes tiveram oportunidade de observar larvas de salamandra-de-pintas-amarelas, tritão-de-ventre-laranja, sapo-parteiro, rã-verde ou o sapo-comum.  Aprenderam ainda a recolher anfíbios utilizando um camaroeiro.|

A próxima ação de formação no âmbito do Plano de Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães acontece já no próximo sábado, 14 de maio, onde se destacará o grupo dos quirópteros (morcegos). A iniciativa está também incluído no “Mês da Biodiversidade”, que o Laboratório da Paisagem assinala neste mês de maio.