Com o Laboratório da Paisagem como um dos 13 parceiros, este consórcio constitui-se como um organismo de colaboração internacional, promovendo a recuperação e a reutilização do plástico marinho.
O coordenador geral e inovação, Francisco Carvalho, e a coordenadora de Investigação & Desenvolvimento do Laboratório da Paisagem, Carolina Rodrigues, marcaram presença na apresentação do projeto, que decorreu nas instalações da Naturklima – Fundación de Cambio Climático de Gipuzkoa, em San Sebastian, Espanha.
O Blue Point é um projeto ambicioso que procura abordar a questão dos plásticos marinhos e transformá-la numa oportunidade para alcançar uma Economia Circular Azul nas regiões de Gipuzkoa, Cantábria, Astúrias, Portugal, França e Irlanda. A presença de plástico no mar tem um impacto grave na biodiversidade, na saúde e na economia marinha. Em resposta, a Blue Point procurará soluções inovadoras para recuperar e reutilizar o plástico marinho como matéria-prima, dando origem a uma nova cadeia de valor.
O Consórcio Blue Point está atualmente consolidado com a participação de 13 parceiros que representam diferentes regiões do Espaço Atlântico: 2 de Gipuzkoa (Conselho Provincial de Gipuzkoa e MIK, Centro de Investigação em Gestão da Universidade de Mondragon), 1 da Cantábria (SORDECAN), 2 das Astúrias (Governo do Principado das Astúrias e a Agrupación de Sociedades Asturianas de Trabajo Asociado y Economía Social), 2 de Portugal (CVR – Centro para a Valorização de Resíduos e Laboratório da Paisagem), 3 de França (I Clean My Sea, École supérieure des technologies industrielles avancées – Estia e Decathlon), 3 da Irlanda (Atlantic Technological University, University of Limerick e South East Business & Innovation Centre).
O orçamento total do projeto ascende a 3.363.464,32 euros, sendo 75% financiado pelo programa Interreg Atlântico 2021-2027, equivalente a 2.522.598 euros. Este financiamento será distribuído ao longo dos anos 2024, 2025 e 2026, com um orçamento anual de aproximadamente 1 milhão de euros. Num evento marcante, o projeto Blue Point foi selecionado pelo comité de avaliação europeu para receber uma subvenção de 75% do orçamento total do projeto no âmbito da 1ª convocatória do programa Interreg Espaço Atlântico 2021-2027.