Guimarães foi a cidade escolhida pelo consórcio europeu CircularPSP para receber o “Evaluation meeting”, o encontro de avaliação do projeto, iniciado no ano passado e que reúne sete cidades de sete países diferentes, representando 45 milhões de cidadãos com o objetivo de investir 5,64 milhões de euros em I&D para encarar o desafio comum de acelerar a transição digital para uma Economia Circular.
Outro dos objetivos do consórcio CircularPSP é melhorar a troca de conhecimento e o trabalho interligado das Compras Públicas Verdes, com o intuito de estimular mercados para produtos e serviços ecologicamente corretos.
O encontro iniciado ontem, 7 de maio, prolonga-se até esta quarta-feira, e decorre no Laboratório da Paisagem. Os parceiros a avaliam as propostas recebidas no âmbito do projeto, que entra na primeira fase, onde apenas as cinco melhores propostas das 15 apresentadas serão desenvolvidas.
As cidades reunidas em Guimarães irão promover as compras verdes públicas e representam mercados altamente atrativos – como a Alemanha, Finlândia, Turquia, Suécia, Irlanda, Portugal e Eslovênia – e contam com parceiros no Reino Unido, como a ReLondon, e em capitais com influência global, como Berlim, Helsínquia, Londres, Istambul.
Através da plataforma online https://circularpsp.eu/, pretende-se apoiar processos de negócios e fluxos de gestão, para planear, adquirir e implementar soluções inovadoras de economia circular em toda a Europa. Nela, os municípios trabalham e acedem às compras verdes públicas e os fornecedores podem colocar os seus planos, projetos e produtos com vista à promoção da economia de mercado local.