Notícia

Ecovias do Ave, Selho e Vizela já têm percursos em quatro freguesias

As Ecovias ao longo das margens dos rios Ave, Selho e Vizela, apresentam-se como projetos – ainda em curso -, estruturantes e que possibilitam a admiração, valorização e proteção de património natural de interesse cultural e paisagístico.

Pretende-se que estes percursos sejam sustentáveis na sua gestão, suportados por grande valorização ambiental e proteção dos ecossistemas, enquanto se promove caminhadas na natureza e outras atividades que podem ser realizadas neste contexto, surgindo assim o primeiro parque linear do concelho de Guimarães.

Todas as intervenções propostas seguem as diretrizes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e são realizadas com autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional.

Os trabalhos desenvolveram-se já em quatro freguesias do concelho, nomeadamente Brito, Caldelas, Barco e Pencelo. A criação destes percursos só é possível com a indispensável colaboração dos proprietários privados, com a cedência da respetiva faixa de terreno próximo à linha de água.

Os técnicos do Laboratório da Paisagem têm trabalhado próximo dos presidentes das freguesias envolvidas, e acompanhado no local as intervenções que estão e continuarão a decorrer durante os próximos meses.

A par do projeto Ecovias do Ave, Selho e Vizela, surge o financiamento para o REACTivar Guimarães: Renaturalização dos corredores verdes dos rios Ave, Selho e Vizela, que tem como intuito recuperar as margens dos rios, através da limpeza de vegetação invasora e infestante, aplicação de técnicas de engenharia natural – em áreas mais suscetíveis a erosão -, e plantação de espécies ripícolas para reforço da infraestrutura verde.

Apesar de serem projetos distintos, os trabalhos têm decorrido simultaneamente, permitindo a boa gestão das verbas aplicadas e a proteção do ecossistema ripícola de intervenções humanas excessivas.

Em números:
3 rios
27 freguesias
61 km
4 freguesias intervencionadas
6.3 km concluídos