Notícia

Guimarães “Desporto Carbono Zero” convoca 55 clubes do concelho

Já foi dado o pontapé de saída do projeto pioneiro Guimarães “Desporto Carbono Zero”, junto dos clubes vimaranenses que demonstraram interesse em monitorizar o seu ecossistema de sustentabilidade ambiental.

Apresentada em outubro do ano passado pelo Laboratório da Paisagem – centro de investigação e educação ambiental, parceiro do Município de Guimarães –, a iniciativa vai envolver 55 clubes do concelho, num universo que chega a atingir mais de sete mil atletas federados, das mais diversas modalidades. O projeto tem como objetivos desenvolver um diagnóstico de sustentabilidade e criar um plano de ação, que contribua para a diminuição da pegada ecológica dos clubes desportivos.

Estando a ser implementado por técnicos e investigadores do Laboratório da Paisagem, o projeto pretende também utilizar o desporto como veículo de alterações comportamentais na sociedade. No terreno, já estão a ser realizadas visitas técnicas às instalações dos clubes vimaranenses, para a posterior elaboração do plano de sustentabilidade ambiental adaptado à realidade de cada clube. No documento irão constar propostas de melhoria em áreas de indicadores, como eficiência energética, água, resíduos, mobilidade e até a adequação das diversas atividades do clube, com o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030.

Neste âmbito, será ainda disponibilizado um software de gestão ambiental, desenvolvido especialmente para este efeito, que irá permitir aos clubes monitorizar a evolução dos diferentes indicadores ambientais integrados neste plano. Serão igualmente realizadas ações de formação e consciencialização para acelerar a transição verde, orientadas para dirigentes, treinadores, atletas e cidadãos. A partir deste projeto, o Município de Guimarães orientará o programa de apoio financeiro aos clubes desportivos, de acordo com os objetivos inscritos nos planos de sustentabilidade ambiental e a sua taxa de concretização.

Nelson Felgueiras, vereador do desporto e juventude do Município de Guimarães, realça “a importância deste projeto, e o impacto que poderá ter na mudança dos clubes e da comunidade”. “O objetivo é também orientar as políticas municipais de investimento e de apoio ao desporto, com base no cumprimento das metas de sustentabilidade”, adianta o responsável.

Este é mais um projeto que emana do ecossistema de governança que Guimarães tem implementado, desde 2014, e que procura estimular o envolvimento entre os setores público e privados, bem como entre a academia e os cidadãos. Da mesma forma, este será também um contributo para o objetivo assumido por Guimarães de atingir a neutralidade climática até 2030. Destaque-se, ainda, que já foi submetida uma candidatura do Guimarães “Desporto Carbono Zero” à União Europeia, através da linha de apoio para este tipo de programas, que visa o reconhecimento, a nível internacional, de uma boa prática ambiental.