Durante o evento, que decorreu em Bruxelas entre os dias 08 e 09 de novembro, o Município de Guimarães deu a conhecer o seu plano para a bioeconomia, com o apoio do Laboratório da Paisagem.
O coordenador geral e inovação do Laboratório da Paisagem, Francisco Carvalho, representou Guimarães na primeira conferência geral da Circular Cities Regions Initiative (CCRI), um programa europeu de ação climática, que decorreu em Bruxelas, nos dias 8 e 9 de novembro. Durante o evento, organizado pela Comissão Europeia, Guimarães deu a conhecer o seu plano em desenvolvimento para a bioeconomia, com o apoio do Laboratório da Paisagem. Sob o mote “From vision to reality: Cities & regions drive forward Europe’s circular transition”, a iniciativa permitiu a partilha de ideias e boas práticas, bem como o acompanhamento do roadmap para a economia circular e inovação social que os membros deste consórcio estão a desenvolver e promover a nível local e regional.
O evento foi, assim, uma oportunidade única para aprofundar exemplos concretos de decisões políticas e estratégias que levem à implementação de soluções sistémicas, nomeadamente a associação da circularidade aos desafios climáticos e ambientais, o financiamento da economia circular e o envolvimento de stakeholders, bem como a forma como a CCRI pode apoiar a economia circular em colaboração com os projetos da iniciativa e parceiros associados.
Ao longo dos dois dias, a conferência contou com mais de 190 pessoas, além das 370 que participaram online, entre decisores políticos, líderes empresariais e peritos em economia circular de toda a Europa.
Guimarães é “cidade-piloto” em programa europeu de ação climática
Guimarães integrou a Circular Cities Regions Initiative (CCRI) em 2021 como uma das 12 cidades europeias selecionadas para assumir o papel de “cidade-piloto”, no âmbito da iniciativa, sendo ainda a única cidade portuguesa com esse estatuto. O programa conta ainda com 25 “cidades parceiras”, num total de 37 cidades de 18 países.