Uma delegação de Guimarães está a promover, na Cimeira Mundial do Clima (COP21), a candidatura a Capital Verde Europeia, em Paris, onde se discutem os novos acordos, compromissos e políticas no âmbito do clima e da sustentabilidade. A presença de Guimarães neste evento internacional é mais uma excelente oportunidade para a Câmara Municipal dar a conhecer as mudanças que estão a ser realizadas no seu território, estabelecer parcerias e partilha de boas práticas com outras cidades e empresas ligadas ao setor.
Ao mesmo tempo, a presença na COP21 permite consolidar e integrar redes de cooperação com instituições que são fundamentais para o processo de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. Nesse sentido, a delegação vimaranense, liderada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, acompanhado por alguns elementos da Estrutura de Missão que está a preparar a candidatura a Capital Verde Europeia, promoveu contactos promissores com plataformas de cooperação internacional como a Eurocities, a Resiliente Cities ou o Compact of Mayors.
Paris é, presentemente, o centro da atenção mundial na discussão das políticas governamentais que vão determinar o futuro da estratégia de combate às alterações climáticas e do aquecimento global da Terra, congregando mais de 190 estados e milhares de decisores políticos com o objetivo de traçar um caminho para a sustentabilidade e preservação ambiental.
A cidade francesa acolhe, ainda, o Fórum da Inovação Sustentável, no qual a delegação vimaranense aproveitou a presença do novo Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, para dar a conhecer o trabalho que Guimarães tem desenvolvido ao nível da inovação sustentável, das cidades inteligentes e da educação ambiental e dos projetos em curso no âmbito da preparação da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.