O Jardim do Monte Latito, em Guimarães, foi a escolha do público do Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde) 21-22, prémio internacional atribuído aos jardins, parques ou espaços verdes com elevados padrões de exigência na sua gestão e manutenção.
Escolha do júri internacional Green Flag Award, em novembro do ano passado, aquele espaço verde, que alberga três importantes monumentos nacionais, como o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de São Miguel, bem como duas árvores classificadas como de interesse público, incluídas na nova rota da biodiversidade, foi agora escolha do público de todo o mundo, numa votação que, informa a organização, recebeu milhares de votos ao longo do último mês.
Refira-se que no seu relatório, o júri internacional elogiou a gestão do jardim do Monte Latito, visível na limpeza e cuidado verificados, salientando também a nova rota da biodiversidade, um trabalho conjunto entre o Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem e o Paço dos Duques de Bragança, que resultou na criação de um percurso interpretativo que permite ao visitante conhecer melhor a flora existente num espaço singular, repleto de história, mas também de biodiversidade.
Para além do Jardim do Monte Latito, o único a vencer o prémio do público em Portugal, há mais nove jardins, parques ou espaços verdes vencedores em todo o mundo, nomeadamente na Turquia, Bélgica, Espanha, Holanda, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos da América e Finlândia.
O Green Flag Award é um programa de acreditação internacional sem fins lucrativos, que reconhece e recompensa parques e espaços verdes bem geridos. Com origem em Inglaterra em 1996, o Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde) atribuiu já o galardão a mais de 2.000 lugares em 16 países de todo o mundo.