Notícia

Jovens do Conselho Consultivo adquiriram competências ao nível do desenvolvimento sustentável

Os jovens voltaram a ser desafiados a serem influenciadores sobre o futuro da sustentabilidade em Guimarães, no Conselho Consultivo da Estrutura de Missão Guimarães 2030. A segunda parte da reunião dos “Influenciadores para a Cidade Sustentável” decorreu esta terça-feira, 18 de junho, na Casa da Memória de Guimarães, com a participação de duas dezenas de alunos dos vários estabelecimentos de ensino secundário e profissional de Guimarães.

 

A sessão, dinamizada por Carlos Santos e Filipa Pereira, traduziu-se numa experiência de auto aprendizagem ativa através de um conjunto de desafios realizados na plataforma online Badgecraft.eu, onde os estudantes obtiveram competências cívicas, humanas e sociais, bem como um certificado.

No final da sessão, a vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, vincou uma vez mais a importância das sessões de trabalho com os jovens, alertando-os que “a participação é fulcral”. “Cada um de vós tem de ser chamado a dar o seu contributo para ajudar a construir um caminho mais sustentável. O vosso sentido crítico é muito importante para nós. Espero que levem daqui algo que vos construa e reconstrua”, assinalou.

Estas reuniões decorrem do funcionamento da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável Guimarães 2030, cujo Conselho Consultivo está representado por mais de 400 organizações do concelho, aliando o conhecimento científico à gestão do território, com a presença da Universidade do Minho (UM), Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).