Projeto Urgezes Circular mereceu a aprovação do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e abordará a importância da transição de uma economia linear para uma economia circular.
“Urgezes Circular” é o mote do projeto aprovado pelo Fundo Ambiental que é liderado pela Junta de Freguesia de Urgezes, em consórcio com o Laboratório da Paisagem. A candidatura efetuada ao Aviso “Economia Circular em Freguesias (JUNTAr +)” mereceu a aprovação do Fundo Ambiental.
O projeto Urgezes Circular realça a importância da implementação de políticas a nível local na área da economia circular, apresentando um conjunto de ações que têm por base os princípios fundamentais do modelo de Governança “Guimarães 2030”: Educar, Sensibilizar, Envolver, Partilhar, Investigar, Comunicar.
Nesse sentido, o projeto, que terá a sua base de atuação na freguesia de Urgezes, apresenta três eixos de atuação: “Educar & Transformar”, “Prolongar & Reparar” e “Valorizar e Inovar”, agregando ações de educação e sensibilização ambiental, de criação de um banco de recolha e reparação de produtos, de criação de oficinas práticas sobre reutilização e valorização de produtos ou até de promoção da venda de produtos/equipamentos em segunda mão. Todas estas ações são assentes numa estratégia que pretende contribuir para o prolongamento do tempo de vida útil dos produtos, através da sua reutilização e valorização.
O projeto Urgezes Circular apresenta um orçamento global de 25.215,00€, com uma taxa de financiamento até 85%.