Notícia

Laboratório da Paisagem e UMinho apresentaram projeto de “Inventariação e avaliação ambiental de obstáculos no rio Selho”

Foi apresentado na última quarta-feira o relatório de “Inventariação e Avaliação ambiental de obstáculos no rio Selho”. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem e pelo Centro de Estudos de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

 

Na reunião realizada por videoconferência, promovida pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem para a apresentação dos dois mais recentes projetos que visam a valorização das duas principais linhas de água do concelho, marcaram presença, entre outros, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e a vereadora do ambiente e presidente do Laboratório da Paisagem, Sofia Ferreira.

No encontro, o diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, sublinhou a importância do trabalho efetuado para a recuperação da continuidade fluvial, reconhecendo que “este trabalho intenta ser uma adição muito importante aos projetos de reabilitação desta linha de água e até da futura criação da Ecovia do Selho”. Os investigadores responsáveis pelo trabalho, António Vieira e Francisco Costa, da Universidade do Minho, e Ricardo Martins, do Laboratório da Paisagem, abordaram a metodologia utilizada e as conclusões que servirão de suporte para a decisão de remoção de alguns obstáculos do rio Selho.

Na sessão foi ainda apresentada à APA a proposta de traçado para a nova Ecovia do Ave, cujo trabalho tem sido realizado pelo Laboratório da Paisagem em articulação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.