Jovens estudantes de oito Agrupamentos de escolas de Guimarães participaram esta sexta-feira na primeira sessão da nona edição do Eco Parlamento, no Laboratório da Paisagem.
Atividade âncora do programa de educação ambiental do Município de Guimarães, e Laboratório da Paisagem – PEGADAS, o Eco Parlamento conta nesta edição com os Agrupamentos de Escolas de Abação, Fernando Távora, Pevidém, Professor Abel Salazar, Taipas, Vale de São Torcato, Virgínia Moura e ainda o Colégio do Ave.
Aberto o debate, cada um do grupos parlamentares, constituídos por alunos dos vários ciclos de ensino básico, apresentaram os seus desafios e soluções ambientais, respondendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Houve ainda espaço para o debate, questões e a defesa das propostas apresentadas.
Abação apresentou o projeto “Água Limpa Vida Plena – Estratégias para combater a poluição por plásticos nos ecossistemas aquáticos”. Já Colégio do Ave defendeu a proposta “Horta Comunitária”. Fernando Távora sugeriu um projeto de inclusão, “Inclui-te – Incluímos-te”, enquanto que Pevidém quer combater a utilização dos plásticos, através de sacos produzidos com têxteis, “(mal) Trapilho, (bom) Trapilho”. Abel Salazar optou por falar de “Eco Ativistas”, já as Taipas apostam na realização de uma “Assembleia em Mobilidade”. Vale de São Torcato propõe a “Reflorestação da Pedra Fina! Futuro mais verde”, e Virgínia Moura apresentou e defendeu o projeto “A Pedalar sonhamos energizar”.
Ouvidos os argumentos de cada projeto, os alunos realizaram uma primeira votação, que contará para a sessão final. Do Eco Parlamente faz ainda parte um júri externo, do qual fazem parte a Estrutura de Missão Guimarães 2030, a Universidade das Nações Unidas – UNU eGOV, o Laboratório da Paisagem, a Vimágua e a Resinorte.
A primeira de duas sessões do Eco Parlamente contou ainda com as vereadoras da Educação e do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto e Sofia Ferreira, respetivamente.
A sessão final do Eco Parlamento realiza-se a 17 de maio, no auditório da Universidade do Minho e contará com a presença do Eurodeputado João Albuquerque.