Decorreu no passado sábado, 17 de junho, mais uma ação de formação, desta vez sobre morcegos, em Souto Santa Maria, no âmbito do projeto Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães.
Durante a primeira parte da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de aprender diversas técnicas de monitorização, de desvendar mitos e expor várias curiosidades interessantes sobre este grupo.
Na segunda parte, explorámos um pequeno bosque em Souto Santa Maria, onde encontrámos e ouvimos algumas espécies de morcegos como o morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros) e o morcego-anão (Pipistrellus pipistrellus). Paralelamente, estivemos à procura da vaca-loura e neste pequeno oásis de biodiversidade fomos surpreendidos não só com o maior escaravelho da Europa (Lucanus cervus) como também encontrámos outras belas surpresas como o besouro-capricórnio (Cerambyx cerdo), a vaquinha (Dorcus parallelipipedus), o pirilampo-europeu (Lampyris noctiluca), o opilião-titã (Gyas titanus) e ainda a rã-ibérica (Rana iberica).
Foi uma noite cheia de observações enriquecedoras, que permitiu dar a conhecer aos participantes a fauna de Souto Santa Maria.