O projeto integra as componentes da Educação Ambiental e Investigação e Desenvolvimento, apostando no desenvolvimento de kits de cultivos criados a partir do desperdício têxtil pós-consumo, ações de educação, capacitação e sensibilização nas escolas, o mapeamento dos produtos locais para criação de uma base dados acessível aos comerciantes, hotelaria e comunidade, e a avaliação da segurança química de alimentos produzidos nas hortas escolares e/ou comunitárias.
O 360.come aposta ainda na criação de um e-book com 12 receitas de chefs vimaranenses, um manual de boas-práticas para cantinas e ações de capacitação e sensibilização para a comunidade.
O projeto tem um orçamento global de 48.532.88€, sendo financiado pelo Fundo Ambiental em 33.973.02€.
O projeto 360.come abrange 15 escolas EB2/3 do concelho de Guimarães e 15 turmas-piloto.
Durante o ano letivo 2022-2023 serão realizadas sessões em ambiente escolar, com o foco na economia circular, nomeadamente na alimentação, com o objetivo de consciencializar e promover alterações de comportamentos que visem a reutilização de resíduos, a diminuição do desperdício alimentar, uma alimentação saudável e práticas agrícolas sustentáveis.
Serão ministradas um total de 5 sessões de capacitação com os seguintes temas-chave: Cálculo da Pegada Individual; Alimentação Saudável e Sustentável; Qualidade dos Solos; Economia Circular na Alimentação e Showcooking na escola. Será igualmente monitorizado o desperdício alimentar produzido nas cantinas pelos alunos das turmas envolvidas.
Ainda na componente de educação ambiental serão realizadas ações de formação para docentes sobre o tema do projeto e criado um Manual de Boas Práticas para Cantinas.
Para a comunidade serão preconizadas palestras e showcookings sobre o tema do projeto.
O kit de cultivo criado para o projeto 360.come foi desenvolvido pela To Be Green a partir de resíduos têxteis pós-consumo, sendo uma aposta clara na inovação com vista a promover e disseminar boas práticas de economia circular e incentivar ao cultivo caseiro, acessível e biológico.
O projeto 360.come pretende ser instigador de alterações comportamentais, através do uso de estratégias de comunicação inovadoras que reforcem a importância de uma alimentação saudável, a diminuição do desperdício alimentar, o consumo de proximidade e a transição para uma economia circular. Neste sentido, foi desenvolvido um E-book com receitas originais, desenvolvidas por conceituados Chefs vimaranenses, que aliam a criatividade e ingredientes menos convencionais, como os microvegetais, numa viagem pela saúde e sustentabilidade.
Em I&D o projeto 360.come contemplará a avaliação da segurança química de alimentos produzidos na horta pedagógica de Guimarães e do ambiente envolvente, bem como a realização de um mapeamento dos produtores locais, com vista à criação de uma base de dados a divulgar pelas entidades de comércio, restauração e hotelaria locais.
Adicionalmente será elaborado um Manual de Boas Práticas e Recomendações para práticas agrícolas mais sustentáveis.