Este projeto do Laboratório da Paisagem foi apresentado como candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, no âmbito do concurso Educarte: Educar para o Território. O projeto teve lugar na União das Freguesias de Arosa e Castelões.
Educar transversalmente a todas as idades, para as características gerais das zonas húmidas e galeria ripícola, para as suas funções e ameaças.
Sensibilizar e capacitar os públicos-alvo, através de oficinas e workshops, para a importância ambiental das zonas húmidas e da sua galeria ripícola enquanto valor natural (sensível) de paisagem, promovendo actividades teóricas e práticas.
Produzir e partilhar um conjunto de novos recursos didácticos e pedagógicos de suporte à execução das ações ambientais do projeto.
Promover a educação-ação dos públicos locais intervenientes de carácter intergeracional, voluntários ambientais, comunidade escolar, seniores, entre outros, através de ações ambientais concretas assentes no restauro ecológico, conservação da biodiversidade, solo e recursos naturais.
Valorizar a paisagem em territórios do interior através da fixação de públicos diversos, a promoção da identidade cultural, social e ambiental, como meios para as populações locais protegerem e revitalizarem o seu território.