O que são espécies invasoras?

Podem ser animais, plantas ou outros organismos que foram inicialmente transportados por ação humana para locais para fora da sua área de distribuição natural e que são capazes de sobreviver, reproduzir e propagar provocando impactes negativos na ecologia do novo local, bem como na sociedade e na economia. A disseminação de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) é considerada uma das principais ameaças à preservação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.

O que caracteriza uma espécia invasora?

A grande diversidade de espécies invasoras implica que as suas características sejam diversas. No entanto, há algumas características que são mais frequentes e comuns a todos os organismos:

  • Crescimento rápido e/ou grande capacidade de dispersão;
  • Competem mais eficientemente pelos recursos disponíveis do que as espécies nativas;
  • No local de origem têm uma distribuição alargada, estando adaptadas a condições diversas;
  • Ausência de predadores e competidores nos locais onde são introduzidos. No local onde são invasoras, não têm inimigos naturais uma vez que que estão deslocadas do local de origem;
  • Produção de um número grande de sementes e/ou novos embriões (no caso das espécies animais) viáveis por longos períodos. No caso das plantas podem-se reproduzir vegetativamente sem necessidade de produção de sementes para dispersar.

Principais objetivos:

O projeto SEM Invasoras, aprovado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, liderado pelo Município de Guimarães em parceria com o Laboratório da Paisagem, contempla as componentes de investigação, educação e comunicação
Educação e sensibilização sobre os impactos ecológicos, sociais e económicos das EEI nos ecossistemas e como prevenir a sua propagação.
Divulgação, comunicação para a relevância da transmissão de conhecimentos acerca das EEI.
Parceiros
Município de Guimarães
Laboratório da Paisagem
Fundo Ambiental
Ministério do Ambiente e da Ação Climática