A ação de formação dedicada à descoberta das borboletas noturnas e dos pirilampos, inicialmente prevista para 16 de agosto, foi adiada e realizar-se-á agora no dia 6 de setembro, entre as 20h30 e as 23h00, na freguesia de S. Faustino.
Durante esta saída de campo, os participantes terão oportunidade de conhecer melhor estes dois fascinantes grupos de insetos, numa atividade que conjuga observação noturna, conhecimento científico e sensibilização ambiental. Sob a luz das estrelas, será possível observar os padrões únicos das borboletas noturnas e as emissões luminosas dos pirilampos, enquanto se aprendem metodologias de registo e monitorização da biodiversidade.
Esta é mais uma iniciativa no âmbito do Plano de Ação de Biodiversidade de Guimarães 2025, que tem como objetivo mobilizar os cidadãos para a inventariação e monitorização da biodiversidade local, contribuindo para um melhor conhecimento do território e para a definição de estratégias de conservação. O plano inclui cinco saídas de campo com abordagens teóricas e práticas em diferentes freguesias do concelho.
Em abril realizou-se uma saída dedicada a répteis e anfíbios, em Urgezes; em junho, em Leitões, foi a vez dos mamíferos. Depois desta ação sobre borboletas noturnas e pirilampos, seguirá, em outubro, uma saída em Fermentões, dedicada aos fungos.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/iKfqtSX4FZtXW7Ur7