Notícia

À medida que o calor extremo ameaça as cidades europeias, uma nova campanha mobiliza a ação local

Com as ondas de calor a tornarem-se mais frequentes e intensas, o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia lançou a nova campanha Cities Refresh, para capacitar as cidades europeias a liderarem o combate ao calor urbano e a serem exemplo de resiliência climática.

Os riscos climáticos representam hoje uma ameaça crítica ao bem-estar e à qualidade de vida dos europeus. Entre eles, o calor extremo destaca-se como um dos perigos mais prementes. Nove dos dez anos mais quentes de que há registo ocorreram nas últimas duas décadas, sendo que o último ano atingiu temperaturas máximas recorde. Com o aumento global das temperaturas, as ondas de calor tornam-se cada vez mais frequentes e intensas, colocando inúmeras vidas em risco.

Na Europa, o stress térmico é atualmente a principal causa de mortes relacionadas com fenómenos climáticos, com cerca de 48.000 vidas perdidas em 2023. O continente está a aquecer duas vezes mais rápido que a média global e, sem ação urgente, a mortalidade relacionada com o calor continuará a aumentar, como aponta o mais recente Relatório Europeu de Avaliação de Risco Climático.

Nas áreas urbanas, o perigo é ainda maior, com o efeito de ilha de calor urbana a elevar as temperaturas entre 10 e 15 °C acima das zonas rurais próximas, segundo o último relatório do Centro Comum de Investigação (JRC) da União Europeia. Para proteger os residentes e garantir que as cidades continuam habitáveis, é necessário implementar mudanças transformadoras — não apenas para lidar com o calor extremo, mas também para revitalizar e reinventar a vida urbana num mundo em aquecimento.

Cities Refresh: um movimento para renovar as nossas cidades face ao calor
Durante o Climate Chance Europe-Africa 2025 Summit, em Marselha, França, sob o lema “Adaptação: agir”, o Pacto de Autarcas lançou a campanha Cities Refresh, inspirando as cidades a tomarem ações audaciosas contra o calor extremo. A campanha é um apelo para que os governos locais vejam o aumento das temperaturas como uma oportunidade para “carregar no botão refresh” e construírem um futuro mais fresco.

As autoridades locais podem salvaguardar a qualidade de vida reinventando ruas e espaços públicos, redefinindo a forma como desenhamos e construímos as cidades. Podem integrar mais árvores, água e sombra nos espaços urbanos; promover infraestruturas resilientes ao calor; fortalecer redes comunitárias para garantir ambientes seguros; preparar sistemas de alerta precoce e mecanismos de resposta eficazes para proteger os mais vulneráveis; e sensibilizar a população para comportamentos seguros em períodos de calor extremo.

“O calor extremo é hoje um dos maiores riscos climáticos para a saúde pública, ameaçando também a equidade social e o bem-estar económico. Os governos locais estão na linha da frente — gerindo crises de saúde provocadas pelas ondas de calor e implementando soluções para proteger os seus residentes e manter as cidades vibrantes num mundo em aquecimento. A nova campanha Cities Refresh do Pacto de Autarcas é uma excelente oportunidade para destacar o trabalho crucial das cidades em toda a Europa e inspirar ainda mais ação.”
– Wopke Hoekstra, Comissário Europeu para o Clima, Neutralidade Carbónica e Crescimento Sustentável.

Guimarães: adaptar uma cidade histórica às ondas de calor
Entre as sete cidades europeias pioneiras destacadas pela campanha, Guimarães é a única cidade portuguesa selecionada. Reconhecida como Património Mundial da UNESCO, Guimarães lidera uma abordagem baseada na natureza para o arrefecimento urbano. Através da sua Estratégia Radial Verde e de um planeamento urbano orientado por dados, a cidade enfrenta os desafios do calor extremo enquanto preserva o seu valioso património cultural — oferecendo assim um modelo de referência para outras cidades históricas que enfrentam desafios climáticos.

O Laboratório da Paisagem, entidade de referência em Guimarães no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, biodiversidade e adaptação climática, tem tido um papel ativo na implementação de estratégias que promovem a criação de espaços verdes, corredores ecológicos e soluções baseadas na natureza para mitigar os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente o fenómeno do calor extremo.

A campanha Cities Refresh evidencia o exemplo de Guimarães no cenário europeu, reforçando a importância de agir localmente para proteger a saúde pública, aumentar a resiliência urbana e construir um futuro mais fresco, sustentável e justo para todos.