Cerca de 900 alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda plantaram mais de quatrocentas árvores autóctones, esta quarta-feira, 6 de junho, no Parque da Cidade de Guimarães.
A iniciativa decorreu no âmbito da Semana do Ambiente – “Green Week” – do projeto Guimarães Mais Floresta e, também, na estratégia que a própria escola abraçou sob o desígnio “Guimarães Mais Verde”, promovendo desta forma uma série de iniciativas ao longo do ano letivo.
Para além dos alunos, a iniciativa contou com a participação das professoras responsáveis pela ideia e pela mobilização, bem como da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, e do Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino.
As árvores foram compradas pelos próprios alunos ao projeto Guimarães Mais Floresta, entre castanheiros, medronheiros, bétulas, carvalhos e freixos.
O projeto “Guimarães Mais Floresta” foi apresentado em 2015, inspirado no conceito do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental para Guimarães, que visa o desenvolvimento sustentável do concelho e a promoção de políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas, contribuindo para o objetivo de plantar milhares de árvores autóctones todos os anos, em áreas previamente definidas para a melhoria da qualidade do ar e melhoria acústica da cidade.