Num mês em que se celebra o Dia Mundial da Vida Selvagem, o Laboratório da Paisagem assinala o momento com o curso intensivo de “Ilustração Científica – técnicas a preto e branco”, destinado a todos os interessados nesta temática.
Esta ação de formação certificada tem como principal objetivo promover e divulgar a ilustração científica, uma área com uma expressão cada vez maior no cenário científico, cultural e artístico. Tem também como objetivo treinar os formandos na arte da observação minuciosa de um organismo, selecionando a informação relevante e transmitindo de modo claro e cientificamente rigoroso aquilo que se observa através da ilustração.
Esta formação intensiva terá a duração diária de seis horas correspondente a três fins-de-semana, com certificado de participação no final. Os participantes terão oportunidade de aprender a criar os efeitos de sombra, textura e volume usando apenas grafite, canetas e pontilhado.
Data limite de inscrição até 12 de fevereiro
Sujeito a limite de inscrições
Preço: 150€ (material incluído)
Preços com IVA Incluído à taxa em vigor
Quando? 20 e 21 de fevereiro; 27 e 28 de fevereiro; 6 e 7 de março*
(*As datas podem sofrer alterações devido à pandemia de COVID-19)
Onde? Laboratório da Paisagem – Rua da Ponte Romana, Guimarães (253 421 218) Horário: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Destinatários: Docentes e não docentes. Qualquer pessoa interessada em aprender técnicas gráficas adequadas a este meio de comunicação científica está habilitada para o curso, não sendo necessário formação de base.
Formadora: Davina Falcão Davina “Psamophis” Falcão Art.
Formação especializada (36h) e acompanhamento personalizado in loco; todo o material de desenho necessário para o desempenho dos exercícios e artes-finais; conjunto de informações selecionadas pelo formador sobre a temática do curso; certificado de participação a emitir pela instituição organizadora e assinado pelo formador.
Sobre Davina Falcão: Bióloga, Ilustradora Científica e Ilustradora freelancer, com diversos trabalhos publicados em artigos científicos, periódicos e livros. Experiência em trabalhos de campo em Ornitologia e Herpetologia. Co-autora e ilustradora do guia de campo das aves “Guia das Aves das Dunas de S. Jacinto”. Palestrante de vários Workshops de Ilustração Científica.
Programa genérico de cada módulo
Módulo 1 (20 e 21 de fevereiro):
– Introdução teórica à Ilustração Científica:
– O que é?
– Para que serve?
– História – origens e evolução
– Carreiras
– Técnicas a preto e branco: quando usá-las e como usá-las;
– Carvão
– Canetas esferográficas
– Tinta
– Scratchboard
– Materiais que devem ser utilizados na ilustração a preto e branco – papel, canetas, lápis, scratchboard, poliester, etc.
– Exercícios com diversos materiais para familiarização do utilizador aos mesmos: utilização de material diverso (papel, canetas, lápis, scratchboard, poliéster, etc.) usado em exercícios específicos, de modo a criar uma familiarização dos mesmo e compreender as suas vantagens e desvantagens.
– Aplicação das técnicas aprendidas em diferentes casos para treino de textura, sombra e outros detalhes.
Módulo 2 (27 e 28 de fevereiro):
– Introdução à volumetria: dar a ilusão de três dimensões no papel usando apenas sombras;
– Aprender a tirar partido da grossura das linhas para dar mais realce aos desenhos;
– Sombra: como usar as sombras e em que circunstâncias se devem aplicá-las;
– Criar uma ilustração científica, de um espécime à escolha, utilizando uma das técnicas aprendidas nas sessões anteriores;
– Os participantes devem escolher um animal, do qual irão buscar toda a informação pertinente do mesmo, planear a informação que se pretende transmitir (por exemplo, características da espécie, comportamentos, estruturas anatómicas específicas, etc.), recolher fotografias da espécie, estudá-la e começar a esboçar uma ilustração.
Módulo 3 (6 e 7 de março):
– Continuação da ilustração científica de um espécime à escolha de forma mais detalhada (ilustração científica, de um espécime à escolha, utilizando uma das técnicas aprendidas nas sessões anteriores)
– Ponto da situação, tirar dúvidas e orientações finais.