Notícia

Guimarães associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com diversas ações

A apresentação do alargamento do Sistema Pay-as-you-Trow (PAYT) em Guimarães, e do Projeto de Resíduos e Higiene Urbana, que esteve na origem na criação de duas estruturas denominadas WC Cão, são algumas das iniciativas da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a que Guimarães uma vez mais se associa, de 17 a 25 de novembro.

“Prevenção de Resíduos Perigosos. É tempo de desintoxicar”, é o tema deste ano.

O principal objetivo da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, através de diversas iniciativas, que visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão. Nesse sentido, as Brigadas Verdes de Guimarães estão mobilizadas para realizarem um conjunto de ações em cada um dos territórios.

A semana marcará a continuação da colocação de 650 ecobags e 85 ilhas ecológicas nas escolas de Guimarães, bem como a colocação de 60 novos Ecopontos no Concelho, numa ação da Resinorte, entidade que fará ainda o lançamento do concurso “Separa e ganha no Amarelo e Azul”, e da campanha “Comércio a Reciclar”, que consiste no alargamento da rede de recolha porta-a-porta.

A apresentação do alargamento do sistema de recolha de resíduos PAYT e dos resultados de 2018, terá lugar no dia 19, segunda-feira, pelas 11h30, no Mercado Municipal de Guimarães.

No dia 21, quarta-feira, pelas 16h00, a responsável pelo Hotel Mestre de Avis, galardoado com o prémio “Green Key” que distingue as boas práticas ambientais, organiza um workshop no espaço Tecto de Mercúrio, no Largo da Misericórdia, onde se ensinará “Como reduzir o impacto ambiental na utilização de detergentes”.

No dia seguinte, a Resinorte, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos em 35 municípios da região Norte, entre os quais Guimarães, abre as portas aos estudantes vimaranenses para conhecerem o seu trabalho. Já os empresários do projeto Guimarães Marca estão convidados para a “UMinhoTECH – Open Day”, que contempla um workshop sobre as boas práticas da Economia Circular, a apresentação de projetos integrados no G4CE – “Guimarães for Circular Economy”, da tecnologia Electrokinbarrier e visitas aos Centros de Interface Tecnológico da Universidade do Minho. No dia seguinte, sexta-feira, 23, é a vez do programa se direcionar para os estudantes.

No dia 24, sábado, pelas 10 horas, o Mercado Municipal recebe um workshop dirigido às famílias, sobre “Desperdício alimentar e alimentação saudável”, numa parceria da Re-Food Guimarães e do Chef vimaranense António Loureiro do Restaurante A Cozinha, galardoado internacionalmente pelo prémio Green Key 2018. A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina no domingo, 25, pelas 10h30, no Parque da Cidade de Guimarães, com a apresentação de duas novas peças de mobiliário urbano, que visam alertar para o problema dos dejetos dos animais de quatro patas, num projeto da autoria do Laboratório da Paisagem.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se realiza no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction”, é organizada pela Câmara Municipal de Guimarães em conjunto com o Laboratório da Paisagem e o projeto Guimarães mais verde e conta com um conjunto de parceiros como, a Resinorte, Vitrus, Universidade do Minho, Centro para a Valorização de Resíduos, Centro de Computação Gráfica, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímero, TecMinho, Re-Food, Hotel Mestre de Avis e A Cozinha.