Notícia

Guimarães em destaque na COP30 no Brasil

Guimarães esteve representada na COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorreu em Belém do Pará, Brasil, entre os 10 e 21 de novembro, com a presença de Pedro Cunha, coordenador de comunicação do Laboratório da Paisagem e da Guimarães 2026 – Capital Verde Europeia.

Ao longo da conferência, Pedro Cunha integrou duas sessões distintas, levando a visão estratégica e comunicacional de Guimarães ao debate internacional. A primeira, organizada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), abordou os desafios e soluções da nova mobilidade sustentável em cidades históricas, colocando em foco a jornada climática de Guimarães.

Na segunda, promovida pela Get2C sob o tema “Território em Movimento: Juventude, Inovação e Comunidade na Rota da Transição Climática”, o responsável partilhou o papel transformador da comunicação no envolvimento cívico, destacando a importância de uma narrativa mobilizadora para acelerar a ação climática local com impacto global.

Também em representação de Guimarães, a chefe de divisão da mobilidade do Município, Anita Pinto, participou em diferentes painéis, tanto no pavilhão de Portugal como no de Angola, reforçando o compromisso com a neutralidade carbónica até 2030 e com a promoção de uma cidadania ativa e informada em torno da causa climática.