Presença de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, concerto de Carolina Deslandes e espetáculo de 200 drones são alguns dos destaques
A Green Week está de volta a Guimarães para mais uma edição dedicada à sensibilização ambiental e à sustentabilidade, com destaque ainda para a componente cultural. A programação do evento foi revelada em conferência de imprensa na manhã desta quarta-feira, 6 de setembro, que contou com a presença de Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente, Adelina Pinto, na qualidade de presidente do Laboratório da Paisagem, e de Carlos Ribeiro, diretor-executivo do Laboratório da Paisagem.
A menos de um mês para o município ficar a saber se será a próxima Capital Verde Europeia, esta iniciativa assume-se como mais um marco na campanha de Guimarães para alcançar o título, segundo palavras de Adelina Pinto. A presidente do Laboratório da Paisagem destacou a importância da Green Week para o envolvimento de todos nas questões da sustentabilidade ambiental, dado ser um evento que é dirigido a todas as faixas etárias e a todos os perfis de cidadãos, independentemente das suas qualificações. “Em 2013, eramos das poucas cidades que tinham na ordem do dia a sustentabilidade ambiental e essa aposta hoje dá frutos”, disse. Adelino Pinto referiu-se ainda à Green Week como uma oportunidade para mostrar à União Europeia que a sustentabilidade ambiental não é apenas uma preocupação momentânea, mas sim um contínuo, em Guimarães”.
Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente, lembrou a aposta do município que permitiu a criação do Laboratório da Paisagem, numa altura em que não se conheciam exemplos desse tipo. “Hoje, temos uma resposta positiva e resultados desse investimento”, referiu. Para Sofia Ferreira, a Green Week é uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho que tem vindo a fazer rumo à neutralidade climática, numa altura em que a União Europeia deposita confiança em Guimarães para ser cidade-piloto e integrar a “Missão Cidades”, servindo de exemplo e de inspiração a toda a Europa. Sofia Ferreira disse ainda que a Green Week será palco da apresentação do Contrato Climático, uma carta de compromisso que vincula Guimarães a esse objetivo de antecipar a neutralidade climática para 2030.
No âmbito da Green Week, que acontece de 15 a 17 de setembro, serão realizadas mais de cinco dezenas de atividades, espalhadas por diferentes pontos da cidade, que levarão os vimaranenses às ruas para descobrir mais sobre a causa ambiental. Entre as diversas ações e participações, destaque-se a presença do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o concerto da cantora Carolina Deslandes, um Fórum da Juventude – com jovens de organizações locais e que irá contar com a presença do bailarino e cantor Vítor Fonseca, mais conhecido como Cifrão – e um espetáculo único com 200 drones, que vão “pintar” os céus de Guimarães.
Primeiro dia abre com a apresentação do Contrato Climático de Guimarães
Na sexta-feira, 15 de setembro, a Green Week arrancará com foco na divulgação de alguns dos projetos ambientais e de sustentabilidade em que o município tem trabalhado. Às 15h00, no Palco Green Week, terá lugar a abertura da Guimarães Green Week 2023, seguindo-se a apresentação do Contrato Climático de Guimarães, no âmbito da Missão 100 Cidades 2030, momento que será conduzido por Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática, e Joaquim Carvalho, diretor municipal do Ambiente e Ação Climática. Também o mais recente projeto Bairro C – Compromisso Carbono Zero, será alvo de destaque.
Às 15h30, a apresentadora Catarina Furtado modera uma mesa-redonda sobre “As cidades e ação climática”, na qual Duarte Cordeiro (ministro do Ambiente e Ação Climática), Domingos Bragança (presidente da Câmara Municipal de Guimarães), António Cunha (presidente da CCDR-N) e José Manuel Ribeiro (membro do Comité das Regiões da União Europeia) discutirão o tema. O Palco Green Week receberá ainda às 22h30, o concerto de Carolina Deslandes.
Uma das atividades mais esperadas acontece neste primeiro dia. Será necessário “olhar para o céu” para apreciar o Eco Show – um espetáculo único com 200 drones –, que tem início às 22h00. Já no Palco Kids, irá acontecer a apresentação de “Bzzingo Polinizadores”, às 21h30, e o Palco Green Coreto contará com a presença do DJ I’m Marante, às 00h00. Além de todas estas atividades, e durante os três dias da iniciativa, haverá espaço para os visitantes passarem pelo mercadinho e pelo espaço de restauração, atividades e empresas.
Jovens e crianças em destaque na programação do segundo dia
O segundo dia do evento será preenchido com diversas iniciativas para os mais novos. No Palco Green Week terá lugar, às 11h00, a palestra “O papel do cidadão na descarbonização das cidades” e, às 15h00, o tema recai na “Mobilidade suave nas cidades, desafios e oportunidades”. Já às 17h00, o bailarino e cantor Vítor Fonseca – mais conhecido como Cifrão – participará no Fórum da Juventude, juntamente com jovens de organizações locais. Neste palco, o segundo dia encerra com o concerto de Ludgero Rosas, às 22h00.
O Palco Kids receberá atividades durante o dia inteiro, destacando-se os “Showcooking Kids”, que acontecem às 12h30 e às 19h00, o concerto do Tio Óscar, às 16h00 e a palestra “Os mamíferos de Guimarães”, às 21h00. No Palco Green Coreto, o destaque vai para o showcooking de Regina Lima sobre marmitas e snacks saudáveis e sustentáveis, às 12h00. Já no Espaço Atividades terá lugar um workshop de construção de terrários, às 11h30, a criação de mural de azulejos: “Neutralidade climática by Cristina Vilarinho”, às 15h00, e uma oficina de construção de abrigos para morcego, às 17h00, entre muitas outras propostas. Destaque-se, no Largo do Toural, a realização de uma Silent Party, às 22h30.
Green Week despede-se com atividades para toda a família
Domingo, 17 de setembro, será o último dia da Green Week, data que promete atividades para toda a família espalhadas pela cidade de Guimarães. De manhã bem cedo, às 9h00, terá lugar uma caminhada e um percurso de cadeira de rodas, com o mote “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais”, que terá início no campo de S. Mamede. Às 10h30, no Coreto, discute-se “A importância do arvoredo urbano” e, às 14h00, terá início o “Mercado da Segunda Mão”. Já no Espaço Atividades, o destaque vai para o workshop de criação de Kokedamas, às 10h30, e para a oficina de olaria guiada por Maria Fernanda Braga, às 15h00.
No Palco Green Week, o destaque centra-se na apresentação da Academia de Bailado de Guimarães, agendada para as 12h00, e para a performance do Coro En’Canto, às 16h30. O Palco Kids irá receber, por sua vez, às 10h30, o espetáculo “Polinizadores em ação”, a performance do projeto “Fauna e Flora”, que acontece às 15h00, e “O Palhacinho Jonas” – uma história musicada com Catarina Pereira –, às 16h00.