Notícia

Jovens debatem sustentabilidade na 10ª edição do Eco Parlamento de Guimarães

O Laboratório da Paisagem recebeu esta sexta-feira, 7 de março, a primeira sessão da 10ª edição do Eco Parlamento, uma iniciativa do programa PEGADAS, promovido pelo Laboratório da Paisagem e pelo Município de Guimarães. Alunos de oito agrupamentos de escolas do concelho apresentaram e debateram projetos inovadores focados na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A sessão contou com a presença de Adelina Pinto, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, que louvou o papel dos estudantes ao longo da última década. “O Eco Parlamento de Guimarães continua a afirmar-se como uma plataforma essencial para a educação ambiental e cidadania ativa, incentivando os nossos jovens a serem agentes de mudança na sua comunidade”, destacou.

Esta manhã, os alunos apresentaram as suas soluções ambientais perante um júri composto por representantes do Laboratório da Paisagem, da Universidade das Nações Unidas, da Direção Executiva Guimarães CVE 2026, da Vimágua e da Resinorte. Os projetos abordaram temas como resíduos, mobilidade sustentável, biodiversidade e qualidade de vida, demonstrando o compromisso dos jovens vimaranenses com a construção de um futuro mais sustentável.

Os agrupamentos de escolas participantes são Arqueólogo Mário Cardoso (Dá Valor aos RRResíduos), Arquiteto Fernando Távora (Fazer U.M.A. diferença!), Briteiros (Escola ComVida),  Colégio do Ave (Guimarães, sente os rios), Prof. Abel Salazar (Casa AEPAS – Saber, Artes, Solidariedade e Natureza), Prof. Santos Simões (SER – Saúde, Sustentabilidade, Equilíbrio, Refúgio), Vale de S. Torcato (Trilho da Pedra Fina – História e Património) e Virgínia Moura ((Des)mobiliza-te).

Após as apresentações e debate, foi realizada a primeira votação pelo júri externo e pelos próprios estudantes. A sessão final do Eco Parlamento terá lugar no dia 16 de maio, no auditório da Universidade do Minho.