O Laboratório da Paisagem apresentou esta quarta-feira, 28 de julho, Dia Mundial da Conservação da Natureza, o “Guia das 100 Aves de Guimarães”. Esta publicação pretende ser mais um contributo para a promoção da biodiversidade e do património natural do território de Guimarães.
O Diretor Executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, explicou que esta edição pretende “ser um guia de campo para ser utilizado em diversos contextos” e destina-se tanto ao público adulto assim como aos jovens e crianças.
Para além de uma experiência de leitura, o “Guia das 100 Aves de Guimarães” é um auxiliar de campo para todos quanto queiram iniciar-se na observação e identificação da avifauna. Existe a referência a 100 espécies de aves, com fotografias, que na sua maioria são fáceis de observar em diferentes espaços naturais e urbanos de Guimarães.
Este guia, desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, contou ainda com o apoio científico do Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o contributo de vários fotógrafos de natureza, nomeadamente André Brito, Daniel Ferreira, Paulo Travassos, Manuela Marques, Norberto Esteves, Rui Barreira e Rui Osório. Trata-se de uma publicação concebida no âmbito do projeto VIMACT, cofinanciado pela União Europeia, fundação AMI e Instituto Camões, resultante de uma candidatura ao fundo NO PLANET B.