O Laboratório da Paisagem lançou este sábado, 3 de julho, Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, a revista “Aqualastic”. A publicação de 32 páginas sumaria aquilo que foi o projeto desenvolvido ao longo do último ano e que teve uma forte vertente de sensibilização e educação ambiental, e de investigação.
Na sessão de apresentação da revista “Aqualastic” a presidente do Laboratório da Paisagem e vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, destacou os méritos do projeto, amplamente elogiado, recordando que nesta temática “Guimarães já assinou, no Fórum Ambiental da Eurocities, a declaração da redução de plásticos de uso único e que o Laboratório da Paisagem é membro institucional do Pacto Português para os Plásticos”.
O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico também se fez com ações no terreno, com ajuda de mais de quatro dezenas de escuteiros do Agrupamento 366 de Brito, de vários elementos de brigadas verde, juntas de freguesia e populares, que se juntaram para uma limpeza das margens do rio Selho junto ao Laboratório da Paisagem, em Creixomil, e na recolocação da Eco barreira no rio, que retém e acumula lixo flutuante, ao mesmo tempo que serve de zona de retenção e tratamento da massa de água. Para este efeito, a Eco Barreira apresenta a integração de plantas subaquáticas que contribuem para a depuração da água – ilhas flutuantes.
A todos os participantes na ação foram entregues sacos de pano e sacos compostáveis, à semelhança do que tem acontecido na iniciativa “Mercado sem plástico”, que já distribuiu milhares de sacos aos vimaranenses, numa tentativa de eliminar o plástico do mercado municipal.