O Laboratório da Paisagem de Guimarães vai participar na Semana da Ciência e Tecnologia 2017, promovendo a realização das iniciativas “De olhos postos no microscópio – técnicas de laboratório” e “A importância ambiental e o valor paisagístico da planície”, no dia 25 de novembro.
A primeira atividade terá lugar entre as 11:00 e as 12:00 horas e permitirá aos participantes compreender e distinguir as diferenças dos materiais de laboratório nomeadamente o microscópio e a lupa ao mesmo tempo que possibilita ao participante a visualização e a manipulação de amostras e será monitorizada pela nossa investigadora da área da Ecologia, Ilisa Antunes. Já a segunda acontecerá durante a tarde, entre as 15:00 e as 17h30 horas, onde o intuito é apresentar e compreender a função e o valor da planície subdividindo-se em duas aproximações: uma em sala (no Auditório do Laboratório da Paisagem) com recurso a projeção temática, uma apresentação interativa na utilização e contato com a maquete 3D do concelho de Guimarães e uma outra prática por via de uma saída de campo na Veiga de Creixomil, que será monitorizada pelo nosso investigador na área da Geografia, Ricardo Martins.
A participação em ambas é gratuita mas está sujeita a uma inscrição obrigatória através do email geral@labpaisagem.pt. Paralelamente, o Laboratório da Paisagem terá as portas abertas para aqueles que estiverem interessados em conhecer a instituição de investigação e educação ambiental e os projetos que vão sendo desenvolvidos, sempre entre as 09h30 e as 17h30.
A Semana da Ciência e Tecnologia 2017 é promovida pelo Programa Ciência Viva. De 20 a 26 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.