A nossa investigadora nas áreas da Natureza e Biodiversidade, Ana Pinheira, participou, na última semana, no Curso de Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal, que se realiza anualmente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, lecionado por vários investigadores nacionais com uma elevada experiência acumulada nas últimas décadas.
Este curso intensivo tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais Portugueses. O curso tem uma forte componente prática, formando os participantes para conhecer e aprender a identificar as 62 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios e barragens.
Os peixes dulciaquícolas e migradores constituem o grupo de vertebrados mais ameaçados de Portugal, existindo falta de conhecimento que leve à correta identificação das diferentes espécies, bem como da sua área de distribuição. Esta informação é essencial para uma gestão eficaz, para a melhoria de ações de fiscalização por parte das autoridades competentes e para a tomada de medidas adequadas de conservação deste grupo.