O Laboratório da Paisagem marcou presença na IIª Edição das Jornadas Green Gap, no dia 14 de novembro, na Escola Galega de Administração Pública, em Santiago de Compostela. O evento foi organizado pelo Instituto de Estudos do Território (IET) da Xunta de Galicia e reuniu técnicos, especialistas, representantes institucionais e cidadãos da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
Guimarães esteve representado por Sara Terroso, Coordenadora de Áreas Verdes, Saúde e Clima do Laboratório da Paisagem, que participou em duas mesas redondas. Na primeira, apresentou a Estratégia Local para a Implementação da Infraestrutura Verde de Guimarães.
Na segunda intervenção, destacou dois projetos-piloto já implementados no concelho: a recuperação e renaturalização de troços da Ribeira da Agrela e do Rio Febras, e a reflorestação da Rota da Biodiversidade.
Durante as jornadas foram abordados guias metodológicos e alguns casos práticos para implementar infraestruturas verdes em municípios, com exemplos de Guimarães, Paredes de Coura e da província de Ourense. Foram também apresentados projetos piloto de restauração ecológica, renaturalização e melhoria da paisagem, assim como ferramentas inovadoras, nomeadamente uma plataforma transfronteiriça de custódia do território, um hub de conhecimento de infraestrutura verde e o programa formativo da Green Gap Academy.