Notícia

Nova publicação científica sobre Soluções Baseadas na Natureza em Guimarães

Investigadores do Laboratório da Paisagem, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, da School of Architecture – The University of Texas at Austin e da Universidad De La Costa (Colômbia) assinam um novo artigo científico publicado na revista internacional Remote Sensing Applications: Society and Environment.

O estudo, intitulado “Impact of nature-based solutions (NBS) on urban surface temperatures and land cover using remote sensing and machine learning”, analisou Guimarães ao longo de uma década (2013–2023), com o objetivo de compreender o impacto das Soluções Baseadas na Natureza (NBS) na redução das temperaturas de superfície em contexto urbano.

Recorrendo a dados de satélite e a técnicas de machine learning, o trabalho projeta ainda a evolução do uso do solo e da temperatura da superfície terrestre até 2028, fornecendo cenários práticos que podem apoiar decisores e planeadores na definição de políticas e ações para a transição climática.

A investigação alia ciência, tecnologia e análise local para apoiar a construção de territórios mais verdes, resilientes e inclusivos, em linha com os compromissos de Guimarães rumo à neutralidade carbónica 2030 e à Capital Verde Europeia 2026.

Autores
Paloma Carollo Toscan, Kijin Seong, Junfeng Jiao, Carlos Alexandre Lopes Rodrigues Ribeiro, Francisco André Costa Carvalho, Marcos L.S. Oliveira e Eduardo B. Pereira.

Artigo completo aqui