A sensibilização ambiental foi o tema central da quinta reunião do Grupo de Planeamento de Ação Local de Guimarães, no âmbito da rede CApt² – Circularidade da Água, por Todos e para Todos, que desenvolverá um Plano Local de Ação Integrada para a gestão sustentável dos recursos hídricos, adaptado ao contexto vimaranense.
Os diversos parceiros locais da rede discutiram e identificaram desafios na área da sensibilização ambiental, procurando encontrar novas estratégias para promover a valorização e o uso eficiente do recurso água junto da comunidade local.
O projeto da CApt² – Circularidade da água, por Todos e para Todos (www.capt2.pt), visa desenvolver um modelo de governança local participativo, integrando os diferentes agentes responsáveis pela gestão da água e o cidadão, bem como contribuir para influenciar as políticas de gestão da água e a orientação dos municípios para a transição para uma economia circular. Guimarães, através do Laboratório da Paisagem, lidera esta rede, aprovada no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direção Geral do Território na área temática do Ciclo Urbano da Água.