Evento

Semana da Ciência e Tecnologia em Guimarães, explora história e sustentabilidade de Couros

O Curtir Ciência e o Laboratório da Paisagem e as Escolas de Ciências e de Engenharia da Universidade do Minho uniram-se, para organizar a Semana da Ciência e Tecnologia, em Guimarães, com atividades nos dias 21 e 22 de novembro, para a estudantes e comunidade em geral.

O intuito é dar a conhecer a ribeira da Costa/Couros, a sua importância histórica e ambiental para a cidade, bem como as estratégias desenvolvidas por arquitetos paisagistas, engenheiros e cientistas que abriram caminho à sua requalificação num rio com vida.

A ribeira da Costa/Couros – que atravessa as antigas fábricas de curtumes da área de Couros, recentemente classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade – desempenhou um papel ancestral no desenvolvimento daquela indústria em Guimarães. Conhecida pela sua longa tradição na produção de couro, esta área abrigou fábricas que utilizavam grandes quantidades de água e processos químicos para tratar e curtir peles de animais, transformando-as em couro para diversas aplicações.

Na Semana da Ciência e Tecnologia, serão abordados os desafios ambientais atuais, a preservação dos recursos hídricos e a relevância histórica do rio no crescimento da região, promovendo-se uma reflexão sobre a interação entre a cidade, a indústria e o ambiente ao longo do tempo, bem como sobre a importância da ciência e da tecnologia para a saúde dos ecossistemas, o desenvolvimento sustentável e o bem estar das populações.

Cientistas, engenheiros e arquitetos vão assegurar colóquios, desenvolver atividades laboratoriais com alunos e público em geral e promover visitas guiadas ao longo do rio, celebrando a ciência e a tecnologia.
No dia 21 de novembro, no Curtir Ciência, decorrerão duas palestras intituladas “Da indústria poluente dos curtumes à descoberta de diatomáceas na ribeira de Couros” e “Processos químicos na indústria dos curtumes: passado e futuro”, e atividades experimentais sobre a monitorização da qualidade da água da ribeira de Couros recorrendo a bioindicadores e a parâmetros físico-químicos, promovidas por Hernâni Gerós e Susana Costa, da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Durante as sessões, serão recolhidas amostras de diatomáceas bênticas do leito da ribeira bem como amostras de água que serão depois analisadas no laboratório do Curtir Ciência. No dia seguinte, no Laboratório da Paisagem, Sara Terroso e Carolina Rodrigues, propõe-se destacar soluções de base natural para o restauro de ecossistemas de água doce, bem uma atividade sobre o estado ecológico e quantificação de contaminantes emergentes, nomeadamente microplásticos.

A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição, através do seguinte formulário: https://forms.gle/5gQh6KkhvJeangFh7

A Semana da Ciência e Tecnologia coincide com o Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data. Para além divulgador de ciência, Rómulo de Carvalho foi professor e poeta. A celebração da cultura científica foi, entretanto, alargada a uma semana.