A Semana Europeia da Mobilidade arranca este sábado em Guimarães com uma iniciativa que pretende promover a saúde e bem-estar, ao mesmo tempo que proporciona um passeio e partilha de conhecimento naquele que é o pulmão verde de Guimarães.
A proposta passa por uma subida à Penha, no Teleférico, e descida a pé pelos trilhos.
A semana temática (16 a 22 de setembro), que contará com diversas ações que se fazem em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável, tem este ano o lema “A partilhar, chegamos mais longe”. O objetivo é promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos, dando especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos.
No primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade, pelas 18 horas, terá lugar mais uma edição da iniciativa “A Penha é Nossa”. Nela, os participantes subirão de Teleférico até à Montanha da Penha, descendo depois a pé pelos trilhos e apreciando a bela paisagem que Guimarães oferece. Já no Centro Histórico haverá música com mais uma edição do Sunset Praça, onde se convida a população a descontrair.
No domingo, dia 18, ao longo da manhã, os vimaranenses e os visitantes são convidados a deixar o carro em casa, aproveitando para passear pelo centro da Cidade sem o barulho e a presença dos carros, no âmbito da iniciativa europeia “Dia Sem Carros”.
As viagens na Linha da Cidade dos TUG serão gratuitas, bem como o acesso aos parques públicos, entre as 10h30 e as 13 horas (os parques são todo o dia, acho que foi o comunicado pela Vitrus, o daniel tinha dito isso) No Campo de S. Mamede, pelas 09 horas, terá início a XI edição da “Caminhada Solidária e Mini-Maratona da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.
A partir das 16 horas, na Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC), a Get Green promove o uso da bicicleta, ensinando a manuseá-la e a conhecer as regras de trânsito, através do projeto “Educabicla”. A mesma entidade promove mais uma edição do “Cycle Chic”, onde o objetivo é sensibilizar a população para a utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável, ecológico, saudável, económico e elegante. Os ciclistas pedalarão utilizando a roupa casual, esquecendo os fatos de treino e as licras. O ponto de encontro é na PAC.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.
Este ano, em toda a Europa, mobiliza mais de 2000 municípios, num total de 44 países. Mas também no Japão, Mali, México e Coreia do Sul a mobilidade será destaque.