CircularPSP reúne 8 cidades circulares líderes de 8 países para, em conjunto, acelerar a transição digital para uma economia circular, e é apoiado por cinco parceiros.

Outro dos objetivos é melhorar o intercâmbio de conhecimento e o trabalho interligado das Compras Públicas Verdes, com o intuito de estimular mercados para produtos e serviços ecologicamente corretos.

Estas cidades irão promover as compras verdes públicas e representam mercados altamente atrativos – como a Alemanha, Finlândia, Turquia, Suécia, Irlanda, Portugal e Eslovênia – e contam com parceiros no Reino Unido, como a ReLondon, e em capitais com influência global, como Berlim, Helsínquia, Londres, Istambul.

Através da plataforma online https://circularpsp.eu, pretende-se apoiar processos de negócios e fluxos de gestão, para planear, adquirir e implementar soluções inovadoras de economia circular em toda a Europa. Nela, os municípios trabalham e acedem às compras verdes públicas e os fornecedores podem colocar os seus planos, projetos e produtos com vista à promoção da economia de mercado local.

O próximo passo do processo será a criação de um “focus group” que promova soluções para a transição para uma economia circular, com um desafio para que a indústria e os centros de investigação possam desenvolver soluções inovadoras para o setor público e integrar a plataforma europeia.

Esta primeira fase culminará no dia 5 de junho, na comemoração do 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, na qual o Município de Guimarães irá promover uma Conferência Internacional relacionada com as Compras Verdes e Economia Circular. Será direcionada aos setores público e privado e terá o mote #combataapoluiçãoplástica.

Notícias relacionadas