Propõe-se ainda atuar a nível local com a implementação de dois projetos-piloto através da Renaturalização da Ribeira da Agrela e Rio Febras e a Reflorestação da Rota da Biodiversidade, contribuindo assim para e promover a conectividade ecológica.

Este projeto pretende ser mais um instrumento de sensibilização para a importância do arvoredo em espaço urbano e, consequentemente, para o papel das árvores na infraestrutura verde urbana.

Desta forma, o Laboratório da Paisagem continua a assumir o papel de promotor de uma sociedade ambientalmente mais consciente, exigente na busca de novos conhecimentos e soluções para o território.

 


Jardim da Alameda de São Dâmaso 

O Jardim da Alameda de São Dâmaso é um dos locais mais emblemáticos da cidade. Neste local existem 298 exemplares arbóreos de 20 espécies distintas, que podem captar anualmente até 8349,3 kg de dióxido de carbono.



Jardim do Monte Latito

O Jardim do Monte Latito, galardoado em 2021, 2022, 2023 e 2024 com o Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde), acolhe 551 exemplares arbóreos de 42 espécies distintas, que podem captar anualmente até 15 438 kg de dióxido de carbono.


Parque da Cidade

O Parque da Cidade, galardoado em 2023 e 2024 com o Green Flag Award (Prémio Bandeira Verde) acolhe 2 062 exemplares arbóreos de 50 espécies distintas, que podem captar anualmente até 57 773 kg de dióxido de carbono.