Acreditamos que o conhecimento é o alicerce essencial para reforçar o nosso compromisso com a proteção dos ecossistemas que nos rodeiam.

Este Guia convida-nos a descobrir e valorizar o arvoredo urbano de Guimarães, destacando cinquenta espécies de árvores com que frequentemente nos cruzamos, mas às quais nem sempre prestamos a devida atenção.

Reconhecer a riqueza deste património arbóreo é um passo importante, mas ir além, conhecendo as características de cada espécie e os serviços ecossistémicos que elas oferecem, é fundamental para promover uma relação mais consciente e sustentável com o ambiente.

Ao longo dos últimos anos, o Laboratório da Paisagem tem desempenhado um papel ativo na promoção do conhecimento científico, seja através da Educação Ambiental ou da Investigação Científica. O Guia das 50 Árvores de Guimarães insere-se neste esforço, constituindo mais um marco na valorização da literacia ambiental, à semelhança das publicações “Guia das 100 Aves de Guimarães” e “Guia dos Insetos Polinizadores de Guimarães”.

Boa leitura!

O Guia das 50 Árvores de Guimarães é resultado do Projeto Europeu INTERREG Green Gap, (0029 Green Gap – POCTEP (2021-2027)), no qual participam diferentes entidades supramunicipais, locais e universitárias da Galiza e do Norte de Portugal. O projeto visa proteger, conservar e potenciar o património natural e os elementos que constituem a infraestrutura verde da região transfronteiriça. Propõe-se ainda atuar a nível local com a implementação de dois projetos-piloto através da Renaturalização da Ribeira da Agrela e Rio Febras e a Reflorestação da Rota da Biodiversidade, contribuindo assim para e promover a conectividade ecológica.