A final da 10.ª edição do Eco Parlamento decorreu esta sexta-feira, 16 de maio, no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, numa sessão marcada por propostas inovadoras e um forte espírito de cidadania ambiental protagonizado por alunos de todo o concelho.
O grande vencedor da edição deste ano foi o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, com o projeto “Dá Valor aos Resíduos”, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. A proposta destacou-se pela abordagem prática e educativa à separação e valorização de resíduos, com soluções aplicadas à realidade escolar e comunitária.
O 2.º lugar foi atribuído ao Agrupamento de Escolas de Briteiros, com o projeto “Escola ComVida”, centrado no ODS 13 – Ação Climática. A fechar o pódio, em 3.º lugar, ficou o Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora, com o projeto “Fazer U.M.A. Diferença!”, no âmbito do ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis.
Para além das apresentações dos projetos, a manhã incluiu momentos especiais como a atuação musical do Hino PEGADAS por Soraia Lemos, o testemunho inspirador de antigos participantes e a exibição do vídeo comemorativo dos 10 anos do programa PEGADAS.
O Eco Parlamento é uma iniciativa promovida pelo Município de Guimarães e coordenada pelo Laboratório da Paisagem, no âmbito do programa de educação ambiental PEGADAS, que visa estimular nos jovens a participação cívica e o compromisso com um futuro mais sustentável.