O programa municipal de educação ambiental PEGADAS (Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável) completou 5 anos.
Criado e coordenado pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, o PEGADAS tem procurado impulsionar políticas para o ambiente, de forma inclusiva e transversal, através de uma aposta num programa abrangente, assente em princípios ecologicamente sustentáveis, com o objetivo de iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e modo de estar da comunidade.
O PEGADAS é intergeracional, tendo atividades para toda a comunidade escolar, de todos os níveis de ensino e também para a comunidade sénior do concelho de Guimarães. O seu portefólio reúne oito atividades consideradas âncora, pelo seu grau de relevância e articulação com os objetivos ambientais locais, e quase uma centena de atividades teórico-práticas disponíveis de forma totalmente gratuita.
Como forma de assinalar a data, será lançado esta quarta-feira, 30 de junho, o livro “PEGADAS: 5 anos”, que retrata um pouco do percurso efetuado, contando ainda com testemunhos de todos os diretores de agrupamento e docentes participantes na atividade Eco Parlamento, a atividade âncora mais emblemática do programa, assim como alguns testemunhos de alunos das escolas do concelho.
A apresentação desta publicação comemorativa realizar-se-á numa cerimónia que terá lugar no auditório do Laboratório da Paisagem e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, das vereadoras da educação e ambiente, Adelina Paula Pinto e Sofia Ferreira, bem como de Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente. A sessão principia às 15 horas e terá transmissão em direto na página de Facebook do Laboratório da Paisagem.