No dia 26 de outubro o Laboratório da Paisagem convida-o a participar na iniciativa “Do Passado ao Futuro: A Geodiversidade do Centro Histórico de Guimarães”.
A atividade terá início às 10 horas, com ponto de encontro junto à entrada do Castelo de Guimarães. O percurso será guiado por David Freire-Lista, investigador no Centro de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialista em petrofísica aplicada à conservação de pedras e no controle da sua deterioração, tanto em ambientes naturais quanto em património construído.
Venha explorar as propriedades da rocha que constitui o centro histórico de Guimarães, descobrir como são estudadas e quais as técnicas utilizadas para a sua preservação. Uma oportunidade única para entender a importância da geodiversidade no contexto do nosso património.
A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia através do seguinte formulário: https://forms.gle/UKfMHWE5mdegEd1Y9
O Dia Internacional da Geodiversidade assinala-se anualmente a 6 de outubro, este ano com o tema “Conservar o passado – Sustentar o futuro”. Uma oportunidade para dar especial atenção a vários aspetos da geodiversidade. Primeiramente, existem muitos sítios em todo o mundo onde foi reconhecida uma geodiversidade de elevada importância – o que é conhecido como geo-património. Em segundo lugar, a geodiversidade desempenhará um papel cada vez mais importante no planeamento do futuro. Enquanto registo de acontecimentos passados, ajuda-nos a adaptarmo-nos melhor aos riscos geológicos, enquanto recurso, fornece os minerais que são vitais para a transição das economias para um futuro mais sustentável e, enquanto base das nossas paisagens mais deslumbrantes, a geodiversidade sustenta a crescente indústria do geoturismo que apoia as comunidades locais em todo o mundo.