No próximo dia 28 de outubro, em comemoração do Dia Internacional da Geodiversidade, que se assinalou no dia 6 de outubro, o Laboratório da Paisagem vai promover a iniciativa “Geodiversidade de Guimarães: Importância de Conhecer para Preservar”.
Esta atividade consistirá numa aula aberta na qual será abordada a geodiversidade, formas de a preservar e a sua importância para a sociedade. Além disso, será também o momento da entrega de prémios às três melhores fotografias que participaram no Concurso de Fotografia Dia Internacional da Geodiversidade 2023 – A Geodiversidade de Guimarães.
A atividade, com início pelas 9 horas, e ponto de encontro no parque de estacionamento do Hotel da Penha, será também uma formação credenciada para professores e para as Brigadas Verdes. O formador será Diamantino Pereira, Professor da Universidade do Minho. A formação, com uma duração de 4 horas (das 9 horas às 13 horas), tem como objetivo identificar a geodiversidade e destacar a sua relevância para a sociedade. A identificação dos serviços da geodiversidade em atividades práticas constitui uma estratégia que visa suscitar um maior interesse pelos temas relacionados com a geologia.
Esta atividade terá uma parte teórica e prática. Depois da apresentação do formador, com a duração aproximada de 20 minutos, seguir-se-á um pequeno percurso por alguns pontos com interesse geológico que podemos encontrar na Montanha da Penha, nos quais serão explicados os principais processos geológicos que estiveram na sua formação, caso as condições metereológicas assim o permitam. Após este pequeno roteiro, regressaremos à sala para um Coffe Break, onde poderá observar as fotografias que participaram no Concurso de Fotografia Dia Internacional da Geodiversidade 2023 – A Geodiversidade de Guimarães, seguindo-se um momento para a atribuição dos prémios às três melhores fotografias deste concurso.
A participação nesta atividade é gratuita, sendo necessária a pré-inscrição até ao dia 26 de outubro.