Notícia

Grupo de Planeamento de Ação Local do projeto CApt² voltou a reunir

A terceira reunião do Grupo de Planeamento de Ação Local do projeto CApt² – Circularidade da água, por Todos e para Todos, decorreu na passada terça-feira, no auditório do Laboratório da Paisagem de Guimarães.

A reunião de trabalho contou com a dinamização da facilitadora Filipa Pereira e a contribuição de diversos parceiros locais. Em conjunto foram analisadas e trabalhadas as ideias surgidas nas reuniões anteriores. O planeamento de ações que promovam a sustentabilidade dos recursos hídricos foi discutido e delineram-se várias atividades e estratégias, que serão integradas no futuro Plano Local de Ação Integrada de Guimarães.

A rede CApt², incluída na Iniciativa Nacional Cidade Circulares (INC2), da Direção Geral do Território, procura alertar para a necessidade do recurso água ocupar um papel central no que diz respeito à otimização dos respetivos usos, redução dos consumos e das perdas, aproveitamento de águas pluviais e reutilização de águas residuais. O objetivo final é a elaboração de um Plano Local de Ação Integrada, no âmbito do Ciclo Urbano da Água, capaz de responder às necessidades locais.