Notícia

Guimarães celebra sustentabilidade  com música, dança e muito mais na Green Week

Evento decorre entre 31 de maio e 2 de junho. Entre as mais de 50 iniciativas, destaque para a conferência Missão 100 Cidades – Guimarães 2030 e para os concertos dos HMB e Tiago Nacarato.

A “Green Week Guimarães” está de regresso esta semana para mais uma edição. Entre sexta-feira, dia 31 de maio, e domingo, dia 2 de junho, a sustentabilidade vai voltar a “invadir” a Alameda S. Dâmaso com diversas atividades, que visam sensibilizar os cidadãos para a importância do ambiente. Além de conferências, fóruns, oficinas, workshops e mesas-redondas, haverá ainda uma grande variedade de propostas culturais para todas as idades.

Entre as mais de 50 iniciativas previstas durante os três dias da “Green Week”, destaque para a conferência Missão 100 Cidades – Guimarães 2030, para os concertos dos HMB, Tiago Nacarato e Siga a Farra, para a mesa-redonda “O futuro da mobilidade urbana”, para o Fórum da juventude: Cidades do futuro, para o espetáculo de dança de parede vertical do grupo AIRA Vertical Wall Dance e para a Silent Party.

Ao longo de todo o evento, irá decorrer também a II Feira Ibérica de produtos de bolota, coexistindo com mercados e com a zona de alimentação. Haverá ainda um conjunto diverso de atividades e espaços de diversão para os mais pequenos.

Conferência Missão 100 Cidades e HMB marcam arranque da Green Week
O primeiro dia da “Green Week Guimarães” ficará marcado pela conferência Missão 100 Cidades – Guimarães 2030, que se realizará na sexta-feira, dia 31 de maio, às 16h00. Durante a sessão, será apresentado o novo website Guimarães 2030, estando também no programa uma análise ao desenvolvimento do Pacto Climático de Guimarães, iniciativa promovida pelo município que visa envolver os cidadãos, empresas, instituições e o município numa ação colaborativa para a descarbonização do território tendo em vista a neutralidade climática em 2030.

Destaque ainda para a mesa-redonda, em que será debatida a importância das estratégias locais para a transição climática, que conta com a participação de Domingos Bragança (presidente da Câmara Municipal de Guimarães), José Pimenta Machado (vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), Gabriela Uchoa (perita NetZeroCities), Jorge Portugal (diretor geral da COTEC) e Bruno Veloso (vice-presidente do Conselho de Administração da ADENE). O momento conta com moderação da jornalista da RTP, Sandra Sousa.

À noite, o evento continua com grande animação, com a dança e a música a assumirem um papel central. Às 22h00, o grupo AIRA Vertical Wall Dance sobe ao “palco” da Torre da Alfândega para um entusiasmante espetáculo de dança de parede vertical. Às 22h30, as atenções viram-se para os HMB, que prometem um concerto com muita alma em que ninguém vai ficar parado.

 

O futuro das cidades e da mobilidade em destaque no segundo dia
No sábado, dia 1 de junho, às 15h00, a sustentabilidade volta a estar sob os holofotes do palco Green Week, durante a mesa-redonda “O futuro da mobilidade urbana. As “Cidades do futuro” serão o tema central do Fórum da Juventude agendado para as 17h00, num painel que contará com moderação da apresentadora de rádio e televisão Catarina Moreira e contributos de jovens vimaranenses, como Rui Oliveira, adjunto da secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, do empresário Miguel Soares e da cantora Maria João Soares.

Após o pôr-do-sol e a atuação do grupo Toda a Gente, será a vez de um nome conhecido dos portugueses “reconquistar” o público vimaranense. A partir das 22h00, Tiago Nacarato irá demonstrar todo o seu talento e garra, que o tornaram um dos cantautores mais completos da música portuguesa atual, num concerto íntimo, mas que promete grande furor. Para terminar a noite, o Largo do Toural recebe a Silent Party, uma festa que vai pôr centenas de pessoas a dançar e a cantar, de auriculares nas orelhas e onde o silêncio é a palavra de ordem.

Último dia destaca projetos com impactos positivos na comunidade
Já a manhã de domingo ficará marcada pelo diálogo, com a realização de duas mesas-redondas. A primeira, a partir das 9h00, será emitida em direto na rádio TSF. Às 15h00, a “Economia Social e Valor Social” estarão em destaque, através da apresentação de projetos com impactos positivos na comunidade. O encerramento da “Green Week Guimarães” ficará a cargo do grupo Siga a Farra, seguindo-se a performance do Guimagym e um Sunset DJ.

Refira-se que a “Green Week Guimarães” se assume como mais um marco no compromisso de Guimarães com a sustentabilidade, na caminhada para alcançar o título de Capital Verde Europeia em 2026.