Nos dias 7 e 8 de abril, o Laboratório da Paisagem acolheu uma reunião e visita técnica no âmbito do Twinning Learning Programme da iniciativa NetZeroCities, da qual Guimarães é cidade piloto.
Esta iniciativa contou com a participação de representantes do Município de Torres Vedras e da especialista Paula Bachs, da equipa da NetZeroCities.
O Twinning Learning Programme tem como objetivo promover a aprendizagem entre cidades europeias, potenciando a partilha de experiências, boas práticas e estratégias que acelerem a transição para cidades climaticamente neutras. Através desta colaboração, Guimarães, enquanto cidade-piloto, partilha o seu percurso e soluções inovadoras em matéria de sustentabilidade, biodiversidade, mobilidade e resiliência urbana, apoiando outras cidades no desenvolvimento das suas próprias estratégias para atingir a neutralidade carbónica.
Durante dois dias, Francisco Carvalho e Susana Costa, Coordenador Geral, Investigação e Inovação e Coordenadora de Operações e Gestão de Projetos, respetivamente, do Laboratório da Paisagem, dinamizaram sessões de trabalho e visitas técnicas, apresentando projetos e iniciativas implementadas no território de Guimarães com relevância para os objetivos da missão “Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras” da União Europeia. Foram ainda destacados projetos e boas práticas com potencial de replicação no Município de Torres Vedras, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a adaptação de soluções locais a outros contextos urbanos.
Esta ação reforça o compromisso de Guimarães com a liderança na transição ecológica e com o trabalho colaborativo entre cidades europeias, alinhado com os objetivos de alcançar a neutralidade climática até 2030.