Notícia

Laboratório da Paisagem na Eslovénia com o projeto BiodiverCity

Ao longo desta semana a investigadora de Biodiversidade e Recursos Hídricos, Ana Pinheira, juntamente com Pedro Moreira, da Divisão de Estrutura Verde e Biodiversidade do Município de Guimarães, participaram em mais uma reunião do BiodiverCity, que decorreu em em Poljčane, na Eslovénia.

A visita proporcionou a troca de conhecimentos sobre técnicas inovadoras de permacultura e a utilização de apiterapia, uma alternativa terapêutica que recorre a produtos derivados das abelhas, como o mel, própolis, pólen, geleia real e cera.

Além disso, foram discutidas possíveis soluções de engenharia natural, para mitigar problemas relacionados com a instabilidade das margens ribeirinhas, e de que forma é possível promover o equilíbrio entre áreas agrícolas e biodiversidade.

A cooperação entre cidades é essencial para criar soluções ecológicas e inovadoras para os desafios do nosso tempo.

Além do Laboratório da Paisagem, fazem parte da rede BiodiverCity mais 9 cidades de 8 países diferentes, entre as quais Dunaújváros (HU), Vratsa (BG), Town Veszprém (HU) Poljcane (SL), Cieza (ES), Siena (IT), Limerick City & County Council (IR) Hertogenbosch (NL) e Sarajevo (BA).