No âmbito do projeto URBACT BiodiverCity, os parceiros europeus tiveram a oportunidade de visitar Guimarães, na última semana, e conhecer alguns dos projetos do Laboratório da Paisagem.
No primeiro dia, na terça-feira, dia 22 de outubro, contámos também com a partilha de especialistas sobre soluções baseadas na natureza, nomeadamente o professor Joaquim Jesus e Frederico Meireles, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, promovendo discussões valiosas. O dia também contou com a intervenção de alguns membros do Grupo de Ação Local, incluindo entidades privadas como Leroy Merlin de Guimarães.
Nos dois dias seguintes visitámos locais como o telhado verde do Parque de Camões, a Zona de Couros, Monte Latito, Parque da Cidade, Academia de Ginástica e a Montanha Penha, onde mostrámos de que forma conseguimos integrar o desenvolvimento urbano com a proteção e promoção da biodiversidade. Os parceiros do BiodiverCity também visitaram a zona do parque de lazer das Taipas e conheceram de perto o trabalho da Brigada Verde local.
Recorde-se que no projeto, além do Laboratório da Paisagem, fazem parte da rede mais nove cidades de oito países diferentes, entre as quais Dunaújváros, Vratsa, Town Veszprém, Poljcane, Cieza, Siena, Limerick City & County Council, Hertogenbosch e Sarajevo.